Livros para você consumir sem pressão

Quem vê cara não vê depressão, Clarividência e o Poder da Maquiagem são livros que abordam a saúde mental em suas diversas facetas de forma humanizada

Quem vê cara não vê depressão/Lorena Silva Pinto, Clarividência/Yan Sieira e O Poder da Maquiagem/Maria Teresa Xavier

“O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem, funciona como um ‘exercício’ para o cérebro humano. Apesar de não ser um músculo, o nosso cérebro precisa ser estimulado” afirma o pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer) e professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Augusto Buchweitz, para o uma matéria veiculada no blog da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

A leitura pode ser um grande aliado para um rotina mais tranquila e até mesmo mais produtiva. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, a leitura diária por apenas seis minutos ajuda a diminuir cerca de 68% dos níveis de estresse. Também há estudos que comprovam que aqueles que conseguem fazer uma leitura longa tende a fortalecer o foco. Tirar 15 a 20 minutos para a leitura diariamente pode melhorar a sua capacidade de se concentrar e consequentemente te ajuda a ser mais produtivo.

Outra vantagem da leitura é a humanização. Segundo o estudo realizado pela New School, de Nova York, “entender o estado mental de outras pessoas é uma habilidade importante no aspecto social e faz com que as pessoas se tornem mais humanas e aptas a conviver melhor com o que é diferente com harmonia”. Os livros indicados pela nossa equipe por meio dessa publicação, também tem o objetivo de falar de saúde mental de uma forma real e humanizada, narrando e descrevendo histórias de pessoas que convivem – ou conviveram – com a depressão, ansiedade ou outra psicopatologia relacionada.

Quem vê cara não vê depressão, Lorena Silva Pinto

O livro reportagem “Quem vê cara não vê depressão” aborda a Depressão através do olhar de quem enfrenta a doença, por meio de depoimentos e relatos emocionantes. O objetivo é trazer a realidade que apenas quem passa pela doença conhece. Lutar contra a própria mente e os monstros internos são uma tarefa muito difícil, porém desistir não é uma opção.

No decorrer do livro, o leitor poderá observar que o objetivo é fugir das teorias médicas e informações já pré-estabelecidas pela sociedade, com o intuito de quebrar os tabus sobre o tema e mostrar que qualquer um de nós podemos passar por isso. Ter depressão é definitivamente é pra quem tem muita força!

O livro-reportagem de autoria de Lorena Silva Pinto, está disponível para compra no valor de R$25,00 através da plataforma Hotmart.

Clarividência, Yan Sieira

O livro experimental “Clarividência” analisa os comportamentos sociais de duas pessoas que lidam com ansiedade e depressão. Escrita por Yan Sieira, a obra tem o intuito de trazer esclarecimento e incentivar discussões responsáveis sobre como as experiências sociais impactam a saúde mental.

Com o apoio de profissionais especializados, o livro aborda problemáticas sociais e vivências de cada personagem de forma humanizada. Fala sobre feridas psicológicas de mentes reais por meio da arte e do jornalismo.

“Clarividência” se mostra um projeto responsável e intimista para o autor, que é jornalista, escritor amador e tem como hobby poesia alternativa.

O livro Clarividência, de Yan Sieira, está para download gratuito através de nosso site.

O Poder da Maquiagem, Maria Teresa Xavier

A maquiagem tem o poder de mudar a vida das pessoas, seja de forma positiva ou negativa.

Maria Teresa é multifaces que formam uma autora engajada em mostrar aos seus leitores o que aprendeu em suas descobertas. Tendo se relacionado desde muito cedo com o mundo da beleza, a autora foi atrás de mulheres reais e seu envolvimento com o poder que a maquiagem tem. Ao longo das páginas do livro “O Poder da Maquiagem”, você vai encontrar reportagens com uma grande amante da maquiagem, com uma artista plástica, maquiadora e empresária, com uma empreendedora no ramo da maquiagem e também com uma psicóloga clínica e neuropsicopedagoga explicando sobre o impacto da maquiagem na saúde psicológica das pessoas – positivamente ou não.

No livro “O Poder da Maquiagem”, o propósito é mostrar o efeito da maquiagem na vida das pessoas, vivendo melhor com ou sem maquiagem.

O livro O Poder da Maquiagem, de Maria Teresa Xavier, está disponível na plataforma Amazon no valor de R$18,00 reais. Até o dia 09 de novembro ele está disponível gratuitamente na plataforma.

Maria Teresa Xavier
com colaboração de toda a equipe do Sempressão

Os três livros indicados são de autoria individual de três dos responsáveis pelo site Sempressão (Lorena Silva Pinto, Maria Teresa Xavier e Yan Sieira).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s