Journey: uma jornada pessoal em uma obra de arte interativa

Reprodução: Epic Games

Lançado originalmente em 2012 para Playstation 3, o jogo indie Journey recebeu melhorias, remasterizações e foi relançado para Playstation 4 em 2015. Foi desenvolvido pelo estúdio Thatgamecompany, responsável pela criação de outros títulos conhecidos, como Flower e Flow.

Journey é uma experiência de imersão que, para os jogadores de primeira viagem, pode durar um total de 3 horas. Em vários sentidos, esse não é um game comum. Mesmo sendo prestigiado pela crítica, pelo público, ter conseguido grande destaque em importantes premiações especializadas pelo mundo e sucesso comercial, o jogo foi desenvolvido sem grande foco no mercado convencional de jogos.

Em Journey, o jogador assume o papel de uma criatura misteriosa, da qual pouco se sabe e nada se escuta, em uma jornada abstrata e muito pessoal. O protagonista, sem nome e face, acorda em meio a um deserto, sozinho, e começa uma jornada em direção a uma montanha distante com um foco de luz em seu cume.

O jogo não possui nenhum tipo de narrativa verbal ou visual. Em alguns pontos estratégicos um jogador on-line idêntico a você te acompanha durante a caminhada, sem grandes interações, mas com possibilidades de progresso em equipe.

O game é ambientado em diversos cenários, verdadeiras obras de arte, que mudam constantemente durante a aventura e possibilitam interações diferentes. A trilha sonora foi reconhecida em premiações mundiais e, dentro do jogo, muda constantemente entre faixas marcantes e silêncio absoluto.

A jogabilidade de Journey é muito simples, mas também funcional. Em um ambiente sensível e muito tranquilo, o jogador deve tentar novas formas de explorar o vasto deserto e se entregar a proposta original do jogo. A admiração da obra em um estado de foco absoluto possibilitou a jogadores do mundo todo experiências extremamente pessoais e singulares de esclarecimento e elevação, jogando o mesmo jogo.

Em um mundo onde a tecnologia é um dos fatores que mais alimentam negativamente casos depressivos e de ansiedade, Journey percorre o caminho oposto e imerge pessoas em uma verdadeira obra artística visual, onde o que importa são as experiências do presente.

O game concorreu a seis estatuetas e agarrou três delas no Video Game Awards 2012, incluindo “melhor jogo do ano”. Dentre muitas outras indicações e vitórias internacionais em diversos palcos, o jogo ainda garantiu uma indicação de trilha sonora ao Grammy Awards, primeira aparição de um jogo na história da premiação.

Sem dúvidas, Journey é uma das principais escolhas para quem busca uma imersão completa dos sentidos. Através dos anos, o jogo recebeu críticas positivas sobre sua capacidade de tranquilizar, limpar e guiar mentes pelo seu estilo de jogabilidade.

Journey está disponível para venda pelas plataformas do PlayStation (Sony), mas também para computador, pela plataforma de jogos da Steam ou em diversas outras distribuidoras.

Yan Sieira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s