Como vai você?

Fonte: Divulgação Centro de Valorização à Vida (CVV)

De acordo com o levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em outubro de 2019, a depressão atinge 5,8% dos brasileiros e a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo.

Apesar desses números, a depressão e a morte por suicídio ainda são grandes tabus na sociedade. As crenças envolvidas ao tema resultam em pouco debate e divulgação acerca da prevenção ao suicídio e dificulta a busca por ajuda. Procurando uma maneira de cooperar na busca de apoio, o Centro de Valorização à Vida (CVV) foi fundado em 1962.

Uma associação sem fins lucrativos e reconhecida como de Utilidade Pública Federal, o CVV presta o serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e de prevenção do suicídio para todos aqueles que querem e precisam conversar, preservando o sigilo e anonimato. A equipe do CVV é composta por voluntários que ficam a disposição por meio de telefone, e-mail, chat e nos postos de atendimento presencialmente.

Em maio de 2020 o CVV registrou 2.629 voluntários ativos na instituição e neste mesmo mês eles atuaram por 30.042 horas. De acordo com o Relatório Mensal de Atividades Nacionais do CVV de Maio de 2020, em um ano Minas Gerais registrou 28.306 ligações ao CVV, ficando atrás apenas de São Paulo (67.817) e Rio de Janeiro (29.831).

Procure Ajuda

Você pode contatar o CVV por meio de:

– Ligação

Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para o número 188, uma linha gratuita em todo o território nacional, 24 horas todos os dias.

Online

No chat disponível no site do CVV você pode entrar em contato com voluntários de forma gratuita nos horários disponíveis para atendimento.

E caso você opte pelo e-mail, ele é um atendimento não online, em que você deixar a sua mensagem e os voluntários respondem assim que possível.

Atendimento presencial*

Você pode enviar uma carta ou conversar pessoalmente com um voluntário em horário comercial. Consulte os endereços dos postos do CVV no site.

* Os serviços presenciais oferecidos pelo CVV estão suspensos durante a pandemia do coronavírus, como recomendado pelas autoridades sanitárias.

Como Ajudar

Você também pode colaborar com o CVV na busca pela prevenção ao suicídio de duas maneiras: se tornando um voluntário ou realizando uma doação a associação filantrópica.

Os requisitos para ser um voluntário você deve ter mais de 18 anos de idade e pelo menos quatro horas disponíveis para conversar e prestar apoio as pessoas que contatam o CVV de forma anônima, sigilosa e sem julgamentos ou críticas. Para se tornar um voluntário você deve participar de um curso gratuito preparatório e você pode se cadastrar e participar gratuitamente pelo link disponível no site.

Para colaborar através de doações, você pode fazer depósito único na conta do CVV por depósito ou pagseguro. Também é disponibilizado a opção de gerar boletos mensais por meio do e-mal: doacoes@cvv.org.br.

Maria Teresa Xavier

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s